Geo-INCRA

A imensa maioria dos proprietários que fizeram o Geo não se preocupou em providenciar o Registro no Cartório e finalizar o processo.  Agora, para vender o imóvel, é necessário que o Geo esteja registrado na matrícula. Isto significa que se houve ateração nos dados de confrontação ou do proprietário, o Geo-INCRA tem que ser atualizado para se adequar à realidade atual. Somente assim o Cartório validará o Geo-INCRA e posteriormente fará o registro da venda.

REURB

Estima-se que metade dos imóveis brasileiros estejam com a documentação irregular em função do emaranhado de Leis que impedem a obtenção das respectivas matrículas em Cartório. O REURB trata-se de uma ferramenta poderosa que viabiliza a regularização de imóveis rurais e urbanos instalados e consolidados até 22 de dezembro de 2016.

CCIR

A atualização do imóvel rural para obtenção do CCIR agora é anual. O proprietário preenche o Cadastro pela internet e comparece ao escritório do INCRA para fazer a validação. IMPORTANTE: o CCIR deve ser coerente com o CAR, CAFIR, INCRA e Registro do Cartório.

 DRONES

Ferramenta poderosa no gerenciamento do agronegócio e da mineração. Calculo de áreas, volumes, documentação de obras, manejo das diversas culturas, criaçoes, planejamento do imovel rural, etc. ATENÇÂO: é uma atividade de risco e os voos devem respeitar as leis que regulam o espaço aéreo. As penalidades são rigorosas.

Sistema Agroflorestal

Em quase todos os monitoramentos efetuados com drones a primeira questão que aparece é a ocorrência de erosão superficial.

De um lado, o estabelecimento de terraços e curvas de nível dificulta o funcionamernto dos sistemas de irrigação tipo pivo central. Por outro lado a erosão se faz presente, com todas as consequencias negativas.

A solução é o monitoramento multifocal da lavouras, com uso de drones e softwares de gestão para que se determine um ponto de equilibrio que resulte no maior lucro possivel para os terrenos inclinados.

Neste contexto, os Sistemas agroflorestais podem ser a solução ideal.