Estatísticas da produção de resina

1) Preço de venda da Resina de Pinus: o comercio de resina passou por uma crise séria em 2013, que foi superada no final do mesmo ano permanecendo assim até hoje, com pequenas variações do preço da resina em torno R$ 2.700,00/tonelada. Note-se que o preço da resina obtida dos Pinus tropicais é sempre ligeiramente inferior àquele obtido pela resina de Pinus elliottii.

Preco mensal

 

 

  2) Produção anual de Resina de Pinus: a produção anual brasileira vem se mantendo estável em torno de 70 mil toneladas/ano, com algumas variações para baixo nas épocas de crise. Nos últimos anos porém, em função do crescente interesse pela atividade, a produção vem aumentando significativamente, com uma previsão de 125 mil toneladas para 2.015. 

 Producão anual

 

 

3) Variação histórica do prêço da resina: 1.984 a 2.009 o prêço da resina de pinus manteve-se estável, em torno de US $ 300,00  (trezentos dolares) a tonelada. Em 2.010 o prêço explodiu para US $ 1.200,00 (hum mil e duzentos dolares) a tonelada, chegando a pico de US $ 1.500,00 (hum mil e quinhentos dolares) a tonelada. Dai em diante o prêço passou por altos e baixos, mas sempre mantendo bons lucros para os produtgores, o que vem se refletindo no aumento da produção.

Preco em dolar