Terra Ronca

Estas fotos foram obtidas em uma excursão organizada pelos "Calangos do Planalto", que é um grupo de aventuras de Brasília(DF). Aconteceu na Semana Santa de 2.010, com a participação de cerca de 30 (trinta) pessoas. Os organizadores do evento são militares com ampla experiência de resgates em situações problemáticas. Isto garante a segurança dos participantes, já que os passeios são efetuados em lugares perigosos, onde uma pessoas normal não deve se aventurar sozinha.

O Parque de Terra Ronca está situado bem no cantinho de Goias, onde faz divisa com Tocantins e Bahia. É um dos maiores complexos de cavernas do mundo, com mais de 250 (duzentas e cinquenta) cavernas secas e molhadas. Conhecemos apenas três delas, num roteiro muito bem elaborado, com direito a rios subterrâneos com 30 (trinta) metros de largura, esculturas espetaculares, banhos de cachoeiras ao fim dos passeios, exercícios de resgate e até uma inesquecível sessão musical com participação alemã, numa noite totalmente escura, quando uma tempestade cortou a energia elétrica em toda a região.

Esta atração ainda não faz parte do circuito comercial do Ecoturismo, o que torna o acesso mais difícil. Por outro lado, encontrará um ambiente mais autentico e natural, sem aquela multidão de turistas que existem nos pontos mais conhecidos.

Veja aqui imagens de TERRA RONCA, selecionadas por Google Imagens.