Voçoroca em Planaltina/GO


Exibir mapa ampliado

Segundo a WikiPedia, voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela ága da chuva e interpéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. A voçoroca torna o solo pobre, seco quimicamente e nada fecundo.

Em abril de 2,011 moravamos em Brasília/DF quando um destaque na imprensa chamou a atenção sobre um desaste ecológico que estava acontecendo na cidade de Planaltina/GO a 60,0 km de distância  e resolvemos verificar.

Dizem as pessoas que o problema começou na década de 90 quando a rede de aguas pluviais foi deslocada para aquele local. No começo era uma simples canaleta que podia ser atravessada com um passo. Atualmente está com 1.200 metros de comprimento e profundidade de até 60 metros nos locais mais profundos. Uma rua inteira do bairro já foi engolida pela erosão e a cada chuva a voçoroca avança mais. Um hospital está condenado à destruição e mais de 90 pessoas já tiveram que abandonar suas casas. Não há perspectiva de solução.

Esta é mais uma das consequências da eliminação das APPs - Áreas de Preservação Permanente e RL - Reserva Legal. Se sua região tem voçorocas em formação, corrija o problema enquanto é tempo. Depois poderá ser impossível.